A (sub)representação da mulher negra nos murais da Universidade
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n09.55264Palavras-chave:
Universidade, Publicidade, Machismo, Racismo.Resumo
Entre os temas passíveis de reflexão crítica presentes nas universidades brasileiras há que se destacar a falta de iniciativas contundentes para o enfrentamento de várias questões sociais, como o racismo e o machismo, por exemplo. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996) diz que entre as missões da Universidade está estímulo ao conhecimento dos problemas do mundo presente. A UNESCO afirma ser fundamental o papel da educação superior na formação em direitos humanos. Nessa perspectiva, buscamos identificar se a publicidade presente na Universidade está atenta a esses problemas. Para tanto, foram utilizadas peças publicitárias exibidas nos murais da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a fim de analisar se e como as mulheres negras estavam representadas. Observou-se que as mensagens dispostas nas referidas publicidades podem transmitir à comunidade acadêmica mensagens machista e racista, pois, majoritariamente, as mulheres negras estão sub-representadas.