O papel do professor e o game designer: transposição de um jogo de tabuleiro para o ensino de matemática para a versão digital

Autores

  • Samanta Bueno de Camargo Campana
  • Eduardo Martins Morgado
  • Wilson Massashiro Yonezawa
  • Edriano Carlos Campana

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n12.56697

Palavras-chave:

Professor, Gamer Designer, Transposição.

Resumo

O presente artigo abrange a transposição de jogos de tabuleiro desenvolvidos para o ensino de matemática da versão física para a digital, a partir da perspectiva: professor, gamer designer e aluno. Desta forma o jogo pode contribuir não somente como uma atividade lúdica, mas também como um instrumento onde o professor possa analisar o processo de pensar do aluno. Para isso, o artigo discute o conceito de jogos, MDA, metas, curva de aprendizagem, Feedback, Oportunidades de Exploração e Gamer Design. Observando assim facilidades e dificuldades nesse processo de transposição, e que ao se transpor jogos utilizando o diálogo entre o professor e game designer, a proposta da transposição de jogos educacionais voltados para o ensino de matemática pode ser um grande aliado para o processo de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS