Representações contraditórias da diversidade: o cotidiano escolar de “Malhação - Viva a Diferença”

Autores

  • Lílian Wilson Tropiano
  • Ana Paula Bragaglia

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n2.57756

Palavras-chave:

Educação, Representação social, Televisão, Diversidade, Discurso.

Resumo

O artigo visa compreender de que maneira a temática da diversidade é abordada no seriado “Malhação – Viva a Diferença”, exibida pela TV Globo, em 2017, no que concerne ao cotidiano escolar. Estariam as diversidades representadas no universo proposto, ou seria uma acomodação do imaginário social dominante para realocar novas formas de representação social em que os preconceitos ganham apenas uma nova estética? Com base nesse olhar, o artigo aborda principalmente discussões sobre poder simbólico, representação e imaginário social, no tocante à representação do cotidiano escolar em “Malhação – Viva a Diferença”. O estudo é baseado nos pressupostos da Análise do Discurso da linha francesa de Charaudeau (2016, 2013).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-02-19

Edição

Seção

Artigos