Gamificação na educação: uma experiência no Programa Lúdico de Intervenção para as Funções Executivas

Autores

  • Bruna Santana Anastácio
  • Daniela Karine Ramos

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n03.58098

Palavras-chave:

Gamificação, Motivação, Programa de Intervenção.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições do uso de estratégias gamificadas no Programa Lúdico de Intervenção para as Funções Executivas (PRÓ-LIFE) em relação a motivação e o engajamento dos participantes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando registros em diário de campo e entrevista semiestruturada sobre a aplicação da gamificação inserido nesse programa. O PRÓ-LIFE reúne um conjunto de práticas pedagógicas que valorizam o lúdico, o movimento, a música e os jogos, desenvolvido para crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados revelam uma experiência bastante significativa para as crianças, com aumento no nível de motivação, que pôde ser associada as intervenções temáticas e à organização do programa em formato de jogo. Destacou-se a autoavaliação realizada ao final de cada intervenção, proporcionando uma reflexão das crianças em relação às regras e aos seus comportamentos.

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Publicado

2021-03-11

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS