Algumas críticas sociais contemporâneas nas webtiras de Armandinho
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n03.58153Palavras-chave:
Teoria crítica, Histórias em quadrinhos, Webtiras, Armandinho, Filosofia da educação.Resumo
Este artigo apresenta uma análise de algumas webtiras de Armandinho, do quadrinista brasileiro Alexandre Beck, nas quais são enfatizados temas tais como: indústria cultural, inversão de valores, ensino e desigualdade social, direitos humanos e ambientais, culturas e bulling. Trata-se do resultado de uma pesquisa de natureza bibliográfica e iconográfica, cujo aporte teórico-metodológico baseia-se em Adorno e Horkheimer (1985), Adorno (2002), Vilela (2007), Viola e Pires (2012), Santos (2014) e Beck (2019), dentre outros. A conclusão do artigo evidencia que a utilização das referidas webtiras constitui um elemento relevante tanto como suporte pedagógico quanto como crítica social para o ensino de diversas disciplinas no campo da filosofia e da educação.