Memória, fotografia e audiovisual: eternizando e rememorando o passado
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n03.58260Palavras-chave:
Memória, Fotografia, CinemaResumo
A presente pesquisa teórico-analítica propõe uma discussão sobre memória e seu processo de registro na linguagem fotográfica e audiovisual, constituída como instrumento criativo e rememorativo. O arcabouço teórico segue as contribuições de Halbwachs (1990), Le Goff (1990) e Lugão (2012), enfatizando a importância e possibilidades significativas da memória como instrumento de conhecimento, identificação, rememoração e herança sociocultural. Neste trabalho, a memória encontra-se conectada à fotografia e ao audiovisual, em uma construção mais exata de acontecimentos testemunhados ou não por nós, desta forma a rememoração se manifesta não só no sentido imaginativo, mas em caráter visual, o que pode torná-la mais verídica, como vemos com os apontamentos de Barthes (1984), Dubois (2010) e Deleuze (2005; 1988).