Jogos interativos como estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem de números complexos

Autores

  • Romario de Azeredo Gomes
  • Leomario Ribeiro Maciel da Silva
  • Gabriel Oliveira Marinho
  • Juliana Santos Barcellos Chagas Ventura

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n04.58925

Palavras-chave:

Educação matemática, Jogos interativos, Números complexos

Resumo

O conteúdo de números complexos é muito rico, uma vez que trabalha conhecimentos aritméticos, algébricos e geométricos, além de estar presente em várias áreas de conhecimento, tendo aplicações importantes como na Física, Astronomia, Cartografia e Computação Gráfica. Entretanto, as dificuldades observadas na interação dos alunos com esse conteúdo apontam para a necessidade de utilização de metodologias alternativas. Diante disso, este artigo relata uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, que teve o objetivo de analisar as contribuições do uso de jogos interativos no processo de ensino e aprendizagem de números complexos. O trabalho foi aplicado num preparatório social para vestibulares em uma Instituição Federal de ensino. Os resultados obtidos indicaram que os jogos propostos contribuíram para um ambiente de aprendizagem com participação ativa dos alunos e para o desenvolvimento do trabalho em equipe, sendo uma estratégia eficaz para abordagem de tal conteúdo em sala de aula.

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Publicado

2021-04-03

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS