Espacialização, estruturação e mercantilização do audiovisual potiguar
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n04.59023Palavras-chave:
Mercado audiovisual, Cadeia Produtiva, Economia Política da Comunicação, Audiovisual Potiguar.Resumo
Este artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa “Mercado Audiovisual no Rio Grande do Norte” desenvolvida entre agosto de 2019 e julho de 2020. A proposta buscou elaborar um panorama das relações de produção, de distribuição e de consumo do audiovisual. A partir do escopo teórico da Economia Política da Comunicação, a metodologia desenvolveu a coleta e a análise de dados de empresas, de realizadores e de produções com o intuito de contemplar a espacialização, a estruturação e a mercantilização da cadeia produtiva do setor. Analisa-se as características gerais de 88 empresas e de 90 produções audiovisuais desenvolvidas na última década. Os resultados da investigação formam um banco de dados do setor que alicerçou a criação do projeto de extensão Observatório do Audiovisual Potiguar.