Movimento gráfico: o uso do design generativo no projeto Elastic Shore (2016)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v16n6.59636Palavras-chave:
Design generativo, Dança, Linguagem gráfica, Algoritmos.Resumo
O presente artigo aborda o uso de algoritmos no processo de criação de projetos de design gráfico, tendo o design generativo e paramétrico como foco da investigação. Os autores que trazem embasamento para o uso destas ferramentas são Galanter (2003), Manovich (2007) e Pearson (2011) e Reas et al (2010). O artigo discorre sobre o projeto Elastic Shore (2016), resultado do encontro entre o bailarino (performer) e o profissional de design gráfico, com o suporte de duas entrevistas qualitativas realizadas com os profissionais envolvidos na criação e na execução, Lovejoy (2019) e Chernyy (2019). Trata-se de uma apresentação de dança que traz elementos visuais: formas, linhas, cores e texturas gráficas, concebidos por meio de códigos e algoritmos, que, ao serem projetados, interagem com movimentos propostos pelos bailarinos no palco, criando, em tempo real, uma junção entre movimentos corporais e linguagem gráfica.