Valores-notícia em entrevistas: uma análise comparativa das estratégias das emissoras Rede Globo e Record TV para interpelar o candidato Jair Bolsonaro
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v16n6.59712Palavras-chave:
Newsmaking, Critérios de noticiabilidade, Valor-notícia, Entrevista, Eleições.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar, de maneira comparativa, duas entrevistas do então candidato à presidência da República, Jair Messias Bolsonaro, veiculadas nos programas “O Voto na Record 2018”, da Record TV e Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão. Ambos foram ao ar antes do primeiro turno das eleições de 2018, em 15 e 28 de agosto, respectivamente. Como suporte teórico para a pesquisa utilizou-se os conceitos de BARDIN (2011) a respeito de Análise de Conteúdo, possibilitando uma análise quanti e qualitativa, com ênfase na segunda. Definida a metodologia, buscou-se subsídios nos estudos de Traquina (2004) e Silva (2005) para identificar os valores-notícia e critérios de noticiabilidade, inseridos na abordagem Newsmaking, predominantes na mediação de ambos os objetos de estudo aqui contidos.