Floresta Book – Jogo de tabuleiro para a introdução do pensamento computacional nas séries iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Ana Cristina Martinelli
  • Andre Zanki Cordenonsi
  • Giliane Bernardi

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v16n6.59713

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Computação desplugada, Jogo de tabuleiro.

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro que foi concebido como recurso didático para a implantação do Pensamento Computacional (PC) nas séries iniciais do ensino fundamental. O PC é considerado uma habilidade fundamental na sociedade moderna, devendo ser desenvolvido desde as séries iniciais, conforme a Base Nacional Comum Curricular. Apresenta-se aqui uma proposta de atividade desplugada, que não necessita de computadores. A metodologia seguiu a proposta do desenvolvimento ágil, com a construção de protótipos que sofrem mudanças incrementais. A partir das observações realizadas, várias versões foram desenvolvidas até o jogo final, que é apresentado com os planos de aula. Nos experimentos, percebeu-se que os alunos conseguiram desenvolver as habilidades necessárias para vencer o jogo através de competências relacionadas aos quatro pilares do PC: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-21 — Atualizado em 2021-06-21

Versões

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS