Experiência em jogos móveis locativos durante a pandemia da COVID-19: o caso do Pokémon Go!

Autores

  • Breno Maciel Souza Reis

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n7.59932

Palavras-chave:

Jogos móveis locativos, Pokemon Go!, Pandemia, Jogos digitais, Comunidade de jogadores.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo compreender como a pandemia alterou a experiência de jogo de jogadores de Pokémon Go! dadas as medidas de restrição de circulação e as recomendações de distanciamento social. Assim, a metodologia é fenomenológica-hermenêutica, e a coleta de dados se deu por meio de um formulário disponibilizado por 30 dias. Os resultados obtidos apontam o forte engajamento e o caráter social do game antes da pandemia, e como as mudanças nas dinâmicas do jogo realizadas pela sua desenvolvedora Niantic foram recebidas. Por fim, sua efetividade na manutenção deste engajamento no formato remoto através de atividades coletivas e ações que facilitaram a continuidade do interesse da comunidade pelo jogo.

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Publicado

2021-07-20

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS