Novas tecnologias e inovações na produção audiovisual: análise sociossemiótica das três experiências interativas do diretor Chris Milk e do programador Aaron Koblin

Autores

  • Carlos Henrique Sabino Caldas
  • Levi Henrique Merenciano
  • Luiz Antônio Feliciano

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n7.60031

Palavras-chave:

Práticas interacionais, Comunicação, Videoclipe interativo, Semiótica, Sociossemiótica.

Resumo

O objetivo deste artigo é entender as mudanças nas relações de comunicação e formas de consumo do videoclipe em novos formatos, pautados pelos conteúdos interativos, possibilitados pelas tecnologias digitais das mídias contemporâneas. Para constituição do corpus, foram selecionados três projetos de videoclipe interativo desenvolvidos pelo diretor Chris Milk em parceria com a Google Data Arts, The Johnny Cash Project, The Wilderness Downtown e Three Dreams of Black. O referencial teórico-metodológico utilizado baseia-se nos estudos de Eric Landowski com a sociossemiótica, em especial os regimes de interação e sentido.

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Publicado

2021-07-20

Edição

Seção

Artigos