Identidade estética do objeto artesanal amapaense designada em sua percepção de autenticidade
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n7.60040Palavras-chave:
Identidade estética, Autenticidade, Experiência turística, Artesanato amapaense.Resumo
O objetivo deste artigo foi analisar o entendimento de autenticidade do objeto artesanal amapaense, enquanto identidade estética designada pela percepção de gestores e artesãos associados às feiras itinerantes de arte popular no estado do Amapá, norte do Brasil. Adotou-se a abordagem qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de um roteiro de entrevista presencial, com resultados obtidos a partir da análise de conteúdo. Os principais apontamentos sugeriram três categorias analíticas: (1) identidade institucional, (2) autenticidade socialmente construída e (3) identificação cultural. As implicações deste estudo podem servir como referência para o manejo do artesanato local – considerando a diversidade cultural existente –, o que enriquecerá a compreensão do seu significado e o delineamento de estratégias para o agenciamento na produção da experiência turística.