O enquadramento nas manchetes e fotografias na capa do jornal O Estado de S. Paulo no segundo turno da eleição presidencial de 2014

Autores

  • Christiane Souza dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n8.60418

Palavras-chave:

Eleições, Mídia, Jornalismo, Análise de conteúdo, Agenda-setting.

Resumo

A partir da metodologia de análise de conteúdo, este estudo aponta que as alianças partidárias, os escândalos políticos e as pesquisas eleitorais foram as principais fontes de agendamento das manchetes do jornal O Estado de S. Paulo no segundo turno da eleição presidencial de 2014, disputado por Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). O enquadramento noticioso das manchetes mostra-se desfavorável à candidata e ao governo petista, enquanto as imagens que mostraram o dia a dia da campanha eleitoral conferiram mais destaque para o peessedebista. A presente análise contribui com a linha de estudo focada na observação dos conteúdos produzidos pelos veículos de comunicação no Brasil.

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Publicado

2021-08-21

Edição

Seção

Artigos