Marketing social e o esvaziamento de movimentos sociais: o caso da campanha de conscientização “Nenhuma a menos, Paraíba!”
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n8.60468Palavras-chave:
Campanha de conscientização, Feminicídio, Movimentos sociais, Marketing social no setor público.Resumo
Este texto analisa a campanha de conscientização “Nenhuma a Menos, Paraíba!”, realizada em agosto de 2019, como resultado de uma parceria entre a Coordenadoria da Mulher de Campina Grande, a Energisa, a PBGás e a SINTUR, além de outras prefeituras e órgãos ligados aos direitos das mulheres. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com aplicação do método de estudo de caso, enfocando as ações veiculadas em plataformas digitais e as estratégias de marketing social empreendidas pela campanha. Concluindo que, apesar de atuar como importante alicerce para a rápida difusão e adesão das pautas dos movimentos sociais, como o “Nenhuma a Menos”, a circulação midiática desses movimentos pode apresentar custos no que se refere ao esvaziamento de seu sentido original.