Padrões de narrativas no storytelling e relacionamento com o cliente: uma análise das experiências de uma transportadora do sudeste do Brasil

Autores

  • Laura Schonardie Damiani
  • Marley Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n8.60476

Palavras-chave:

Storytelling, Fidelização, Padrões de narrativa.

Resumo

O storytelling é uma ferramenta de comunicação utilizada para simplificar a memória e estruturar os conteúdos para os mais variados públicos da organização. Este estudo teve como objetivo identificar se o storytelling é uma ferramenta de relacionamento utilizada para fidelizar clientes de uma transportadora do sudeste do Brasil. Foram analisados cinco vídeos postados pela empresa no Facebook que fazem uso dos princípios do storytelling, investigando, nesses vídeos, os oito padrões de narrativas de Denning (2006). Além disso, foram analisados, também, nos comentários feitos nessas publicações, conteúdos relativos ao relacionamento e à fidelização. Por fim, a pesquisa provoca discussões sobre como os padrões de narrativa de Denning (2006) são utilizados e como são percebidos pelos públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-08-21

Edição

Seção

Artigos