Concepções de professores de rede básica de ensino a respeito da utilização de jogos no Ensino da Matemática

Autores

  • Anderson Diego Silva Gonçalves
  • Josevandro Barros Nascimento
  • Joseilme Fernandes Gouveia
  • Rodrigo Lins Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n8.60505

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação matemática, Jogos matemáticos.

Resumo

Este artigo resulta do recorte de uma pesquisa desenvolvida no contexto de um Trabalho de Conclusão de Curso, inserido na área de Educação Matemática, tendo como objeto de estudo o emprego os jogos matemáticos, vendo o professor como profissional mediador, que colabora para fortalecer a aprendizagem do discente. O estudo teve como objetivo analisar as declarações de professores atuantes nos níveis de ensino Fundamental II e Médio, a respeito do uso de jogos matemáticos em sala de aula, como instrumento pedagógico. A abordagem metodológica utilizada teve natureza qualitativa e caráter exploratório. O corpus foi composto por sete entrevistas semiestruturadas realizadas com professores de duas escolas da rede pública de ensino básico do município de Mataraca-PB. Após a análise dos dados, os resultados apontaram que, na visão dos professores entrevistados, sobre o uso de jogos matemáticos em sala de aula, há significativa relevância da aplicação desses instrumentos para o ensino-aprendizagem.

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Publicado

2021-08-21

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS