Sala de aula invertida na educação básica: potencialidades e desafios

Autores

  • Weider Alberto Costa Santos
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado
  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n10.61084

Palavras-chave:

Revisão sistemática da literatura, Sala de aula invertida, Tecnologias digitais de informação e comunicação, Tecnologia e educação.

Resumo

Esse artigo realizou uma revisão sistemática da literatura (RSL) para identificar estudos com a SAI nas etapas de Ensino Fundamental Anos Finais e Médio, demarcando potencialidades e desafios no contexto da pesquisa. A RSL levou à inclusão de 115 estudos categorizados desde os descritores ‘sala de aula invertida AND flipped classroom’, selecionados a partir das bases Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, Scielo e Portal de periódicos Capes. Desses, foram selecionados 17 estudos para a análise de como se deu o desenvolvimento metodológico da SAI no contexto da educação básica referente às etapas supramencionadas. Os resultados da revisão revelaram aspectos significativos ligados à formação docente, cultura escolar, concepção e organização de escola em contraposição à perspectiva ativa do modelo híbrido e clareza dos processos e planejamento da SAI.

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Publicado

2021-10-20

Edição

Seção

Artigos