A sedução do marketing fast-food sobre crianças
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n10.61114Palavras-chave:
Consciência Crítica, Educomunicação, Fast-food, Publicidade Infantil, Alimentação Saudável.Resumo
Narra-se intervenção educomunicativa visando despertar o senso crítico de crianças sobre a venda casada de alimentos e brinquedos e estratégias de marketing de redes de fast-food, que estimulam o consumo de alimentos não saudáveis. Participaram 24 crianças, com 8 e 9 anos de idade, de escola de Campina Grande, PB. O diálogo em rodas de conversa, estimulado por recursos audiovisuais permitiu coletar informações. O alcance dos objetivos foi verificado por avaliação processual e simulação de produção de peça publicitária pelas crianças. Comprovou-se que a venda casada induz o consumo e interfere na escolha dos menores que continuam desejando alimentar-se nessas redes, mesmo entendendo as estratégias de marketing e conscientes da baixa qualidade nutricional da alimentação ofertada. Evidencia-se a necessidade de desenvolver programas de educação para a saúde e tratar legislação e políticas públicas sobre alimentação com maior rigor, priorizando a saúde infantil.