Mapeamento de trabalhos publicados acerca da avaliação e análise de jogos digitais para o ensino de Matemática

Autores

  • Denise Ritter
  • Ana Marli Bulegon

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n10.61179

Palavras-chave:

Mapeamento, Jogos educacionais digitais, Análise/avaliação, Matemática, .

Resumo

Os jogos digitais são recursos que podem contribuir para a aprendizagem dos estudantes, para tanto, o professor precisa avaliar o jogo escolhido em diversos aspectos como: tipo, qualidade, utilidade, adequação ao momento pedagógico, entre outros. Este estudo tem por objetivo investigar como tem sido realizada a análise/avaliação de jogos educacionais digitais de Matemática. Assim, realizou-se um mapeamento nas bases: Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, Portal de Periódicos da CAPES, Google Acadêmico, SciELO, Plataforma Hall, SBGames e SJEEC, referente ao período 2010 a 2020. Após ser realizado a filtragem das produções, foram analisados seis trabalhos que envolviam essa temática. Nas publicações analisadas, o questionário foi o instrumento mais utilizado para avaliação/análise de jogos educacionais digitais, sendo esse muitas vezes utilizado sem antes ter sido validado, o que evidencia a carência existente de um instrumento consolidado para a realização dessa análise/avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-10-20

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS