O analista de negócios comunicador criativo: uma perspectiva sob a ótica da revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n11.61352Palavras-chave:
Analista de negócios, Comunicação criativa, Lean inception, Desenvolvimento de projetos.Resumo
As competências emocionais, conhecidas também como soft skills, têm sido destaques, nos últimos anos, no âmbito da carreira profissional. O que antes era visto como aptidões secundárias dos profissionais, atualmente, despontam como verdadeiros know-hows para o sucesso dos empreendimentos. Um grande projeto pode não prosperar por simples falta de engajamento humano. O propósito deste trabalho é investigar o perfil do profissional analista de negócios, constituído por uma abordagem da comunicação social, utilizando-se das habilidades desta área, como a comunicabilidade, criatividade e o conhecimento de mercado, como meios de estímulos na construção de melhores resultados criativos. Para apurar essa perspectiva, é explorado o contexto das startups e suas práticas de ideação. O desenvolvimento deste trabalho aborda uma compreensão a partir da revisão bibliográfica, objetivando conceber um arcabouço teórico que embase a análise reflexiva para o delineamento deste perfil especialista.