O monstruoso feminino no filme O Animal Cordial (2017)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n11.61369Palavras-chave:
Cinema de horror, Cinema brasileiro, Autoria feminista, Teoria feminista.Resumo
Considerando o crescimento da autoria feminina nas produções de filmes do gênero horror no cinema brasileiro contemporâneo, propomos uma análise do longa O Animal Cordial (2017), da diretora Gabriela Amaral Almeida. Consideramos que este filme problematiza o lugar da mulher dentro e fora das telas a partir das dinâmicas entre duas acepções do gênero: o gênero dramático (o horror) e gênero sexual (a mulher). Para isso, propomos uma reflexão a respeito do lugar da autoria feminina no cinema brasileiro contemporâneo, de forma geral, e no cinema de horror de forma específica. Além disso, fazemos uma análise do filme baseada nas categorias de “monstruoso feminino” de Barbara Creed (1986) e de “corpo abjeto” de Julia Kristeva (1982), investigando as formas segundo as quais as personagens femininas problematizam as posições historicamente construídas para as mulheres no cinema de horror.