#RespeitaNossoCabelo: uma análise sobre a influência do Big Brother Brasil e sua repercussão nos debates raciais
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v17n01.61740Palavras-chave:
Mídia, Racismo, Twitter, Consumo, Big Brother Brasil.Resumo
Este artigo buscou analisar as repercussões midiáticas do reality show Big Brother Brasil após um episódio de racismo ocorrido na 21ª edição do programa, apresentando os comportamentos gerados e a interferência destes nos debates raciais. Deste modo, os objetivos foram avaliar a audiência televisiva do programa e investigar o conteúdo da hashtag criada, #RespeitaNossoCabelo. As análises foram realizadas a partir de dados quantitativos da Kantar IBOPE Media e da análise das mensagens na rede social Twitter. Ao final, observou-se a partir do gráfico de audiência, uma procura maior pela temática, gerando diversas reações no Twitter, tendo como maior resultado o sentimento de indignação e satisfação. Deste modo, observa-se o papel da Mídia enquanto facilitadora de debates sociais.