Da Sociedade dos meios à Sociedade em vias de midiatização: o empreendedorismo e a transição na carreira profissional de jornalistas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v17n01.61857Palavras-chave:
Midiatização. Empreendedorismo. Jornalista. Paraíba.Resumo
O presente artigo baseia-se na transição da Sociedade dos meios à Sociedade em vias de midiatização, descrita por FAUSTO NETO (2011), GOMES (2015) e SODRÉ (2002). Embasados por mudanças na teia social contemporânea e no âmbito profissional do jornalismo, objetivamos compreender como ocorrem as mudanças de curso nas carreiras profissionais de jornalistas da Paraíba, sobretudo daqueles que, nesta transição, fundaram os seus próprios negócios. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, onde utilizamos a revisão bibliográfica e a aplicação de formulários, onde obtivemos respostas de 10 jornalistas empreendedores atuantes na Paraíba. Os resultados obtidos mostram uma tendência de saída das redações tradicionais e busca por mais autonomia, liberdade e segurança financeira na fundação de suas próprias empresas.