Desinformação na eleição presidencial brasileira de 2018: uma análise do material coletado pelo Projeto Comprova

Autores

  • Fernando Daniel Rosa dos Santos
  • Alisson Coelho

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v17n01.61859

Palavras-chave:

Desinformação. Fake news. Eleições. Redes Sociais.

Resumo

O presente artigo busca entender as estratégias de construção da desinformação circulada durante as eleições presidenciais de 2018. Para isso discute-se a noção popularmente conhecida como fake news, suas definições teóricas e a necessidade de ampliar a análise para o que chamamos de desinformação. Para dar base ao estudo analisamos todos os conteúdos checados pelo site de fact-checking Projeto Comprova durante a campanha eleitoral daquele ano. A metodologia se baseia na análise de conteúdo de Bardin (1979). O material foi todo analisado e catalogado, primeiro pelos parâmetros do próprio Comprova e, em seguida, a partir das categorias de análise de conteúdo de desinformação propostas por Wardle (2017) no projeto First Draft. Chega-se à conclusão de que os materiais analisados compõem um retrato da ampla variedade de métodos de criação de conteúdo fraudulento utilizados durante o pleito, com destaque para o uso de informações publicadas pelo jornalismo tradicional retiradas de seu contexto original com o objetivo de desinformar.

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Publicado

2022-01-20

Edição

Seção

Artigos