O papel do design de interação na construção de um modelo pedagógico na EaD utilizando jogos digitais

Autores

  • Viviane Borges de Melo
  • Cleide Jane de Sá Araújo Costa
  • Alan Pedro da Silva
  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v17n01.61867

Palavras-chave:

Design de Interação. Modelo Pedagógico. Educação a Distância; Jogos Digitais.

Resumo

A Educação a Distância está, progressivamente, se tornando uma modalidade educacional comum para muitos estudantes no Brasil, seja por meio de seus atributos, como a utilização de fóruns, ambientes virtuais e videochamadas, ou através do próprio modelo educacional. Então, pensando na motivação e permanência do aluno na EaD, os Jogos Digitais, o Design de Interação e os Modelos Pedagógicos entram na equação para somar. Para isso, o objetivo do estudo é identificar na literatura o que vem sendo abordado sobre a temática para que assim seja possível ter uma visão macro do assunto, além de compreender os elementos que os unem. O artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica que trata acerca do Design de Interação, Modelos Pedagógicos na EaD, Jogos Digitais e dos elementos que os compõem. Os principais achados desta pesquisa giram em torno do modo com que o Design de Interação e os Jogos Digitais podem auxiliar o professor e pesquisadores na construção de Modelos Pedagógicos para a EaD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-01-20

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS