Inclusão e acesso de crianças imigrantes e refugiadas à escola: desafios e possibilidades

Autores

  • Suelem Pereira Kuhm
  • Lisiane Teresinha Dias Olsen
  • Hildegard Susana Jung

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n2.62083

Palavras-chave:

Refugiados e imigrantes. Educação e inclusão. Acolhimento de crianças estrangeiras.

Resumo

O artigo objetiva suscitar o debate sobre a inclusão e acesso à escola das crianças imigrantes e refugiadas. Para isso, utiliza uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória, com coleta de dados empíricos através de um questionário enviado a docentes e estudantes. Os resultados da pesquisa mostram que não há dados compilados sobre quem são e onde estão as crianças estrangeiras no município, localizado na região metropolitana de Porto Alegre, RS. Os professores relataram não ter formação e as aulas remotas, devido à Covid-19, tornaram o ensinar e o aprender ainda mais difícil. As escolas se revelaram despreparadas e o contato com as famílias estrangeiras mostra-se quase nulo. Concluímos que ainda há um longo caminho a ser percorrido para a efetiva inclusão destas crianças, pois somente o acesso não basta.

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Publicado

2022-02-21

Edição

Seção

Artigos