Telenovela Pandêmica: um estudo sobre o papel educativo de Amor de Mãe a partir do agenda setting
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n3.62484Palavras-chave:
Telenovela. Televisão. Educação. Agenda-setting. Pandemia.Resumo
O artigo se propõe a investigar em que medida a telenovela Amor de Mãe, exibida pela Rede Globo, explorou uma dimensão educativa durante a pandemia de covid-19. Para construção do objeto empírico, o autor utilizou os pressupostos teórico-metodológicos do agenda-setting, buscando validar a teoria de Maxwell McCombs. A partir de uma análise de conteúdo foram criadas três categorias, que dividiram os 23 capítulos que compunham o corpus em: pandêmicos, semi-pandêmicos e melodramáticos. Deste modo, chegou-se a um conjunto de 5 cenas que foram submetidas à análise descritiva. A metodologia aplicada permitiu verificar como a telenovela, enquanto principal produto da indústria cultural brasileira, exerceu uma função socioeducativa, colocando, diariamente, na agenda pública orientações sobre as medidas de segurança e prevenção ao coronavírus.