Existe uma teoria brasileira dos Festivais de Cinema? Uma análise dos textos produzidos no Brasil de 2017-2021
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n3.62486Palavras-chave:
Festivais de Cinema. Teorias de Cinema. Teorias Brasileiras. Estudos de Festivais.Resumo
O presente artigo busca contribuir com o prematuro campo de estudos de festivais de cinema no Brasil ao realizar um levantamento e uma análise de trabalhos acadêmicos recentes, publicados no país nos últimos cinco anos, que têm por temática tais fenômenos. Empreendemos uma análise crítica a fim de compreender como se tem abordado esse assunto (metodologias empregadas), quais os tratamentos (as tendências no nível da abordagem teórica), os recortes utilizados (objetos/corpus de análise) e principalmente se existem teorias de festivais brasileiras ou se correspondem a teorias à brasileira. Baseamo-nos nos longos trabalhos realizados por Miceli (1999; 2001) acerca de uma discussão sobre a existência de uma sociologia brasileira ou então à brasileira. Não buscamos uma originalidade epistêmica, mas sim uma preocupação em relação às particularidades dos festivais no que tange à realidade brasileira desses fenômenos.