A espiral mimética de diversidade da série Breaking Bad: uma arte transestética da hipermodernidade
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n4.62681Palavras-chave:
Breaking Bad. Teoria Mimética. Hipermodernidade. Faixa de Möbius. Sociedade do Hiperespetáculo.Resumo
A série Breaking Bad, criada e produzida por Vince Gilligan, foi transmitida inicialmente pela rede de televisão norte-americana AMC entre os anos de 2008-2013. A trama aborda temas como conflito de valores morais/éticos com relação ao dinheiro – família/doença/câncer – tráfico de entorpecentes. Este estudo se debruça sobre a espiral mimética oriunda da escalada mimética de violência provocada pela narrativa da série Breaking Bad, conforme a Teoria Mimética de René Girard (2008; 2009; 2011; 2012), o qual pretende-se aludir o desencadeamento do enredo da série por meio de figuras geométricas, como a Faixa de Möbius e Garrafa de Klein com relação a volatilidade das narrativas hipermodernas, devido ao fato de que na contemporaneidade elas mudam, transformam, inovam, constantemente sua hiperarte, resultando em uma arte transestética da sociedade do hiperespetáculo (LIPOVETSKY; SERROY, 2018).