A rádio web como ferramenta de ensino: análise do processo de aprendizagem de estudantes do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n4.62735Palavras-chave:
Alfabetização Midiática e Informacional. Rádio Escolar. Avaliação da Aprendizagem.Resumo
Este artigo analisa como a produção de programas de rádio por estudantes do ensino médio colaborou no seu processo de formação educacional. Em sua fundamentação teórica, o texto aborda temas como a Alfabetização Midiática e Informacional, avaliação da aprendizagem e o desenvolvimento de soft skills com projetos de rádio escolar. O texto traz o relato sobre como os trabalhos foram feitos, sendo uma turma responsável por elaborar um programa de rádio para aprendizado do inglês com música e o outro que abordou temas da atualidade, no formato de entrevistas e reportagens. Um questionário foi aplicado entre os estudantes para apurar a percepção deles sobre os prováveis ganhos que a participação na atividade resultou, tais como capacidade de gerenciamento do tempo, autonomia para o aprendizado de novos conteúdos e ampliação do repertório cultural.