As TVs universitárias no ecossistema midiático brasileiro: cidadania e transformação social

Autores

  • Pablo Ricardo Monteiro Dias
  • Osvando José de Morais
  • Octavio Penna Pieranti

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n5.62864

Palavras-chave:

Comunicação Pública. TV Universitária. Discurso e Representações Sociais. Cidadania e Transformação Social. Instituições Públicas de Ensino Superior.

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre como as televisões universitárias podem atuar na construção de uma sociedade plural e inclusiva. Compreende estas mídias como espaços para produção e disseminação de discursos que refletem posicionamentos ideológicos e, assim, legitimam ou refutam posturas e identidades sociais. Nesse sentido, consoante às funções sociais das universidades e aos princípios da Comunicação Pública, devem produzir conteúdo institucional, de interesse público, educativo e cultural, que possibilitem a reflexão e o desenvolvimento de pensamento crítico. Urge a construção de um projeto televisivo capaz de educar e mobilizar socialmente, cujos discursos, gestão e produtos contemplem os princípios de diversidade, universalidade, especificidade e independência. Espera-se contribuir para discussões sobre diversidade nas organizações sob uma nova perspectiva: a da comunicação pública, especialmente na radiodifusão universitária.

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Publicado

2022-05-20

Edição

Seção

Artigos