Apontamentos estratégicos sobre o consumo do livro digital

Autores

  • Leandro da Silva
  • Wilton Garcia

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n9.64087

Palavras-chave:

Biblioteca. Livro digital. Consumo. Contemporâneo. Tecnologia.

Resumo

O presente texto aponta para um estudo crítico-reflexivo acerca de novas tendências e repercussões de consumo do livro digital – e-book. Do ponto de vista comunicacional e tecnológico, o objetivo é pensar a respeito da passagem do impresso ao digital, para atender novas demandas com a internet do usuário-interator: estudantes, pesquisadores, professores, profissionais. Aqui, o percurso metodológico qualitativo, empírico, enfoca o exercício de observar, descrever e discutir nossa temática, em formato ensaio. Ao longo do texto, foram elencadas estrategicamente duas categorias discursivas (experiência e subjetividade), as quais enunciam os estudos contemporâneos, estimulados pela expectativa de atualização e inovação como produção de conhecimento e informação. As resultantes problematizam o acesso à leitura digital (virtual, online), ao relacionar as hipermídias e as práticas socioculturais, sobretudo no âmbito emergente da produção tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-09-21

Edição

Seção

Artigos