Apontamentos estratégicos sobre o consumo do livro digital
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n9.64087Palavras-chave:
Biblioteca. Livro digital. Consumo. Contemporâneo. Tecnologia.Resumo
O presente texto aponta para um estudo crítico-reflexivo acerca de novas tendências e repercussões de consumo do livro digital – e-book. Do ponto de vista comunicacional e tecnológico, o objetivo é pensar a respeito da passagem do impresso ao digital, para atender novas demandas com a internet do usuário-interator: estudantes, pesquisadores, professores, profissionais. Aqui, o percurso metodológico qualitativo, empírico, enfoca o exercício de observar, descrever e discutir nossa temática, em formato ensaio. Ao longo do texto, foram elencadas estrategicamente duas categorias discursivas (experiência e subjetividade), as quais enunciam os estudos contemporâneos, estimulados pela expectativa de atualização e inovação como produção de conhecimento e informação. As resultantes problematizam o acesso à leitura digital (virtual, online), ao relacionar as hipermídias e as práticas socioculturais, sobretudo no âmbito emergente da produção tecnológica.