A prática interdisciplinar como necessidade para a promoção das ciências ambientais na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n9.64094Palavras-chave:
Educação. Interdisciplinaridade. Ciências Ambientais. Complexidade.Resumo
A discussão sobre a interdisciplinaridade no campo educacional tem alcançado maior visibilidade nas últimas décadas, tanto no aspecto epistemológico quanto pedagógico. Neste sentido, este artigo objetiva elucidar a importância da prática interdisciplinar na promoção das Ciências Ambientais na Educação Básica. O estudo baseou-se na pesquisa bibliográfica à luz das ideias de teóricos e autores que discorrem acerca da interdisciplinaridade. Os resultados apontaram, que a prática interdisciplinar desperta nos indivíduos atitudes que convergem para emancipação do pensamento, pela significância dos conteúdos apreendidos no processo de ensino e aprendizagem. Porém, foi observado que a política educacional vigente não prioriza essa prática, tornando-a um grande desafio para os educadores, presos ao ensino conteudista e descontextualizado, que nega a relação complexa do indivíduo com o todo.