Práticas de leitura na sala de aula: proposta de rotações estacionais multimodais
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n9.64149Palavras-chave:
Sequência didática. Multimodalidade. Leitura. Ciclo de Alfabetização.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o planejamento de uma sequência didática sob o enfoque das práticas de leitura em textos multimodais por meio de rotações estacionais, tendo sido realizada uma intervenção em uma escola pública de Maceió, no segundo ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com o planejamento da sequência didática, buscou-se evidenciar os conhecimentos linguísticos nas práticas de leitura de textos impressos e/ou digitais a partir do reconhecimento de signos semióticos (imagens, sons, letras em movimentos) e da habilidade de leitura de textos impressos multimodais. Com isso, apontamos que a elaboração de atividades a partir do uso de textos multimodais permite ao professor desenvolver propostas de ensino e aprendizagem que envolvam os alunos cultural e linguisticamente diversos além de propor uma variedade de gêneros veiculados amplamente na sociedade.