Identidades de gênero na modernidade líquida: mapeamento de políticas públicas na educação do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n9.64174Palavras-chave:
Ensino Superior. Linguagem. Políticas Públicas. Pós-Modernidade.Resumo
Nesse artigo, apresentamos um mapeamento de pesquisas publicadas nos últimos quatro anos (2018-2022), as quais discutem aspectos de identidades de gênero a partir das políticas públicas de acesso e permanência de homossexuais na educação superior do Brasil. A fundamentação teórica está alojada no campo interdisciplinar dos estudos aplicados da linguagem em interface com investigações da Sociologia humanística, por acreditarmos que ambas as vertentes teóricas oferecem diretrizes satisfatórias às discussões nesse trabalho. A metodologia é de natureza bibliográfica e documental. Os dados de pesquisa foram extraídos da base da Scielo, obedecendo ao recorte de tempo supramencionado, bem como à aderência ao escopo da temática aqui discutida. Os dados revelam poucos desdobramentos científicos a respeito do referido assunto, indicando a necessidade de expansão acadêmica.