Mídia Índia: ciberativismo, resistência e identidade indígena na internet

Autores

  • Júnior Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n10.64350

Palavras-chave:

Mídia Índia. Ciberativismo. Identidade. Folkcomunicação.

Resumo

Em tempos de ameaças e perdas de direitos, um grupo de comunicadores e ativistas indígenas de várias etnias se organizou coletivamente para produzir e divulgar conteúdos afirmativos acerca das populações tradicionais do Brasil. A iniciativa, chamada de Mídia Índia, recorre ao mídiativismo e ao ciberativismo para reafirmar o valor das suas identidades, culturas e costumes, para resistir aos diversos tipos de violência e exclusão a que estão sujeitos e para oferecer informações relevantes e versões próprias das notícias veiculadas pela imprensa tradicional, enfrentando a invisibilidade e preconceito da grande mídia. O presente artigo, de caráter exploratório, realiza uma aproximação preliminar com o fenômeno em tela, a fim de conhecer seus objetivos e práticas e de propor um olhar sensível para os conteúdos e mensagens midiáticas produzidas pelas comunidades indígenas.

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Publicado

2022-10-20

Edição

Seção

Artigos