Stranger ads: análise sobre as estratégias de product placement em Stranger Things

Autores

  • Guilherme Sallet Vieira
  • Ciro Eduardo Gusatti

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n10.64440

Palavras-chave:

Product placement. Streaming de vídeos sob demanda. Stranger Things.

Resumo

As empresas de streamings de vídeo sob demanda surgem na medida em que o modo de assistir à televisão vem mudando. A forma de anunciar e desenvolver estratégias de marketing necessitam de estudos para acompanhar essas mudanças, como o uso de product placement. Com isso, o estudo tem como objetivo reconhecer como a estratégia de product placement é utilizada por marcas na 3ª temporada da série Stranger Things. Um estudo descritivo com abordagem quali-quantitativa e com análise de conteúdo é utilizado como método de pesquisa, sendo precedido de uma revisão de literatura para maior entendimento de conceitos, para que uma classificação acerca da temática fosse criada. Pôde-se perceber que a ativação de product placement mais utilizada foi em que a marca ou o produto não interage com os personagens e acontece de forma discreta. Além disso, as marcas possuem um papel importante para a contextualização de época no qual o fator de exclusividade de inserção não foi levado em conta.

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Publicado

2022-10-20

Edição

Seção

Artigos