Cruzando imagens do suicídio: a morte de si em Bom Trabalho, de Claire Denis
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n10.64453Palavras-chave:
Suicídio. História das imagens. Encenação cinematográfica.Resumo
Partindo do pressuposto de que o suicídio é um fenômeno humano multiforme, este artigo pretende tecer reflexões acerca da encenação da morte voluntária no cinema tendo como ponto de fuga a cena de suicídio de Galoup, no filme Bom Trabalho (1999, Claire Denis). Buscamos mostrar como a imagem do suicídio no filme ecoa uma herança imagética anterior ao cinema, dando-lhe densidade significativa. O etnólogo e estudioso das imagens Etienne Samain (2012), com sua proposta de “cruzamento de imagens”, nos ajudará a elaborar um método de análise permitindo o diálogo entre as imagens do suicídio em Bom Trabalho e duas outras obras. Esboçamos, finalmente, a noção de "opacidade do corpo", concluindo que, em Bom Trabalho, o corpo encenado não se deixa envolver em julgamentos ou definições categóricas em seus momentos finais.