O storytelling como estratégia instrucional: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n12.64694Palavras-chave:
Revisão Sistemática. Storytelling. Narrativa. Design instrucional. Educação corporativa.Resumo
Com o avanço das tecnologias da informação e comunicação, conhecimentos considerados definitivos tornaram-se voláteis. As empresas compreenderam a educação como um processo contínuo e seu papel na formação de seus funcionários. Neste contexto, o design instrucional passou a aplicar o storytelling em cursos de educação corporativa por seus atributos de transmissão de conhecimento. Logo, a partir de uma revisão sistemática de literatura, este estudo buscou identificar e analisar estudos recentes a fim de contribuir para a compreensão da adoção do storytelling em contextos educacionais. Para tal, foram definidas as palavras-chave storytelling, design e educação corporativa para guiar a pesquisa e critérios de inclusão e exclusão, como o idioma do texto (português, inglês e espanhol) e a data de publicação (2018-2022), para identificar os trabalhos mais relevantes. Ao final, foram selecionados três trabalhos que apresentam diferentes níveis de contribuição para a compreensão da temática.