“O Brasil que eu quero” e as estratégias de persuasão no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral na televisão em 2018

Autores

  • Ricardo Germano Tesseroli
  • Pedro Chapaval Pimentel
  • Bruno Washington Nichols

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n12.64743

Palavras-chave:

Comunicação Política. Eleições. Campanha eleitoral. Brasil.

Resumo

O objetivo desta pesquisa consiste na avaliação dos programas veiculados no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) dos candidatos ao segundo turno das eleições presidenciais e na comparação dos anseios da população apresentados pelo quadro da Rede Globo de Televisão e em pesquisa de opinião. Os resultados demonstram, contudo, que as propostas para o Brasil dos candidatos não refletem às expectativas contextuais dos eleitores. Os programas eleitorais dos principais candidatos nas eleições contrariaram, assim, um princípio básico das campanhas eleitorais, pois a disputa pelo voto foi menos pautada pelos interesses do eleitorado e enfatizou dinâmicas radicalizadas inerentes ao contexto eleitoral.

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Publicado

2022-12-20

Edição

Seção

Artigos