“O Brasil que eu quero” e as estratégias de persuasão no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral na televisão em 2018
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n12.64743Palavras-chave:
Comunicação Política. Eleições. Campanha eleitoral. Brasil.Resumo
O objetivo desta pesquisa consiste na avaliação dos programas veiculados no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) dos candidatos ao segundo turno das eleições presidenciais e na comparação dos anseios da população apresentados pelo quadro da Rede Globo de Televisão e em pesquisa de opinião. Os resultados demonstram, contudo, que as propostas para o Brasil dos candidatos não refletem às expectativas contextuais dos eleitores. Os programas eleitorais dos principais candidatos nas eleições contrariaram, assim, um princípio básico das campanhas eleitorais, pois a disputa pelo voto foi menos pautada pelos interesses do eleitorado e enfatizou dinâmicas radicalizadas inerentes ao contexto eleitoral.