Por uma leitura intersecional das celebridades do pop: marcadores de gênero, raça e classe em Anitta

Autores

  • Dariane Lima Arantes

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n01.64928

Palavras-chave:

Comunicação. Consumo do entretenimento. Videoclipes. Intersecionalidade. Anitta.

Resumo

Neste artigo, visamos discutir as estratégias de visibilidade presentes nas materialidades comunicacionais vinculadas à artista brasileira Anitta, encontradas em seus videoclipes na plataforma YouTube. Como foco de observação, temos o entrecruzamento entre o consumo do entretenimento e os posicionamentos estratégicos relacionados a temas da agenda pública, mobilizados por esta estrela da cultura pop brasileira a partir de interações sociais mediadas por tecnicidades. Pautamo-nos em um protocolo de cunho multimetodológico, partindo da perspectiva intersecional como ferramenta analítica atrelada à cartografia de redes sociais para interpretar a produção audiovisual da cantora. Como principais resultados, destacamos que os videoclipes de Anitta podem ser entendidos como indicadores de tensões culturais e contradições que constituem o Brasil, estando relacionados a aspectos de gênero, raça e classe.

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Publicado

2023-01-19

Edição

Seção

Artigos