Do city marketing ao endomarketing: a intencionalidade das refuncionalizações e eventos em Salvador-BA

Autores

  • Marcel Azevedo Batista D’Alexandria

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n01.64958

Palavras-chave:

Marketing. Empresariamento Urbano. Endomarketing. Eventos. Refuncionalização.

Resumo

Aponta-se que diversas cidades adotaram em suas práticas de gestão uma concepção de empresariamento urbano (HARVEY, 1996) o qual passa adotar uma aproximação com a iniciativa privada. Destaca-se que, na tentativa de transformar a cidade em uma mercadoria (VAINER, 2013), a gestão pública em Salvador passou a realizar refuncionalizações e a produzir eventos. Neste ensejo, o presente artigo tem como objetivo debater o processo de refuncionalização e a produção de eventos ocorridos em Salvador entre os anos de 2012 e 2019. Ressalta-se que para compreender o processo destacado, busca-se entender se as refuncionalizações ocorridas na cidade do Salvador são feitas para que haja as realizações de eventos ou os eventos são realizados para validarem as refuncionalizações ocorridas na cidade? Para tal, as refuncionalizações ocorridas em Salvador estão para além do city marketing.

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Publicado

2023-01-19

Edição

Seção

Artigos