Dos jornais impressos aos buscadores de notícias: uma análise da clipagem jornalística a partir de Marshall McLuhan
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n01.65033Palavras-chave:
Assessoria de Imprensa. Clipagem jornalística. Buscadores de notícias. Google. Marshall McLuhan.Resumo
Este artigo discute as práticas jornalísticas no ambiente das redes telemáticas e como as notícias publicadas podem ser recuperadas com a prática do clipping jornalístico. Para conduzir o estudo, realizou-se uma análise da evolução do clipping, que percorreu um longo caminho até chegar aos buscadores de notícias como o Google. Na fundamentação teórico-metodológica, foram utilizados conceitos sobre jornalismo, webjornalismo, assessoria de imprensa, clipagem jornalística e memória. Para atingir os objetivos propostos, optou-se por realizar uma comparação entre a prática da clipagem antes e após a chegada da Internet comercial no Brasil, a partir da tétrade propostas por Marshall McLuhan. Por fim, destacamos que a Internet afetou e modificou a forma de divulgação de notícias e, consequentemente, a clipagem de notícias e como ela se desenvolve na Web.