Tutorial para uso de um eurogame: oralidade em prática no ensino fundamental

Autores

  • Gilmara de Cássia dos Santos
  • Roseane Batista Feitosa Nicolau

Palavras-chave:

Oralidade. Jogo Concept. Tutorial. Práticas de linguagens.

Resumo

A inclusão de práticas multimodais passou a fazer parte do processo de ensino e aprendizagem. Interligado a essas práticas estão os jogos de tabuleiro modernos, que atuam como um campo fértil para a interação e exercício de diferentes formas de expressão, como a oralidade, expressividade e imaginação. Neste trabalho pretendemos mostrar, por meio do jogo de tabuleiro Concept, práticas de oralidade, leitura e escrita, com a criação de tutoriais pelos alunos sobre como jogar este jogo, com aplicação das regras, fazendo uso da linguagem apropriada para a faixa etária deles. Tivemos, como embasamento teórico, obras que tratam de jogo na educação como Brougère (2003) e Nicolau (2018); do multiletramento, Rojo e Moura (2012), bem como documentos oficiais (BRASIL, 2018). A partir do que foi proposto com o jogo de tabuleiro Concept, é plausível assegurar aos alunos a dinamização do ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa com atividades que abarquem as práticas da oralidade, leitura e produção textual com esse jogo de tabuleiro moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS