Um mapeamento das pesquisas brasileiras sobre sala de aula invertida com conteúdos matemáticos no primeiro ano do ensino médio

Autores

  • Douglas Carvalho de Menezes
  • Alex Medeiros de Carvalho
  • Arlindo José de Souza Junior
  • Deive Barbosa Alves

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n2.65532

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Sala de aula invertida. Ambiente virtual de aprendizagem. Metodologias ativas.

Resumo

A metodologia sala de aula invertida no Brasil tem sido utilizada em diversos âmbitos do contexto educativo inclusive dentro da sala de aula. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo geral analisar e catalogar as dissertações de mestrado e teses de doutorado publicadas sobre a utilização da metodologia sala de aula invertida no contexto do primeiro ano do Ensino Médio envolvendo os conteúdos matemáticos produzidos no Brasil. Dessa maneira foi realizado um levantamento bibliográfico no banco de dados da CAPES, fazendo um mapeamento de 9 dissertações. Os resultados dessas pesquisas apontaram que o ambientes virtuais de aprendizagem mais utilizado foi o Google Classroom ou Google Sala de Aula e o aplicativo mais utilizado foi o WhatsApp. Ao utilizar a metodologia sala de aula invertida os professores estão proporcionando aos estudantes a utilização das ferramentas das TDIC para que os mesmos possam desenvolver as suas próprias trilhas de autonomia no processo de sua aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-02-21

Edição

Seção

Artigos