O cinema como linguagem para uma educação antirracista: o caso M8 e Menino 23
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n2.65558Palavras-chave:
Ação afirmativa. Cinema. Educação antirracista. Racismo.Resumo
Dois filmes brasileiros tratam da temática do racismo, M8-Quando a morte socorre a vida (Brasil, HD Digital, 88’, 2019) dirigido por Jeferson De; e Menino 23-Infâncias perdidas no Brasil (Brasil, HD Digital, 79’, 2016) com autoria de Belisario Franca. Esta é uma pesquisa qualitativa cujo objetivo explicativo emprega os métodos da coleta e análise de dados das obras audiovisuais mencionadas, nas quais encontramos subsídios para a compreensão acerca do racismo estrutural do nosso país e da necessidade das ações afirmativas. Assim constatamos na linguagem do cinema, na especificidade dos filmes supracitados, meios que auxiliam na exposição e compreensão de demandas urgentes que podem ser utilizadas para uma educação antirracista.