O ciberfeminismo como ferramenta de comunicação social: um estudo de caso sobre a vereança de Laina Crisóstomo em Salvador
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n2.65609Palavras-chave:
Ciberfeminismo. Comunicação Social. Mulheres na Política. Propaganda Eleitoral.Resumo
O presente artigo objetivou investigar o ciberfeminismo como ferramenta de comunicação social na candidatura de Laina Crisóstomo para a vereança de Salvador. A metodologia empregada consistiu na utilização do método estudo de caso, bem como foi utilizado a natureza quali-quantitaiva e com finalidade descritiva na abordagem do estudo. Isto posto, observou-se a importância do ciberfeminismo através do Instagram na divulgação de pautas identitárias que repercutiram de forma democrática e positiva com o êxito nas eleições da candidata analisada. Assim, recomenda-se que as mulheres busquem o ciberespaço como modo de potencializar o alcance das suas propostas de campanha, o que pode resultar em maior visibilidade para as candidaturas femininas. Ao final do trabalho, conclui-se que Laina falava abertamente sobre o feminismo e sua campanha eleitoral reforçou seu posicionamento político para seu eleitorado, o que resultou no sucesso da sua candidatura coletiva.