Estudo prospectivo sobre a aplicação do Projeto Explorum em uma Perspectiva Interdisciplinar na rede municipal de Juazeiro-BA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n2.65610Palavras-chave:
Aprendizagem Criativa. Aprendizagem Significativa. Aprendizagem Baseada em Projetos. Explorum.Resumo
Ao pensar na prática pedagógica, necessita-se entender as demandas da sociedade e assim trabalhar com o foco em suas realidades e especificidades locais. Partindo desses pressupostos, o objetivo deste trabalho é investigar como se dá a aplicação do Projeto Explorum em uma perspectiva interdisciplinar na rede municipal de Juazeiro-BA, este que consiste em um programa de desenvolvimento de projetos que integrem componentes eletrônicos (Box Explorum) a materiais recicláveis e programação. Deste modo, o levantamento bibliográfico consiste em uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, para que os dados fossem tratados e realizadas inferências com base no Método de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Considera-se que após o estudo realizado que as práticas pedagógicas quando trabalhadas com base em uma aprendizagem baseada em projetos podem resultar em uma aprendizagem mais significativa para os estudantes, à medida que envolvem uma perspectiva mais autônoma para os educandos.